O retorno do som introspectivo de Seattle

9 de agosto de 2010


Uma das vertentes do rock mais apreciada no fim dos anos 80 e início dos anos 90, foi o conhecido “som de Seattle”, vulgo Grunge – derivado da palavra inglesa grungy, que significa “sujo”. Muitas bandas fizeram sucesso seguindo essa linha, algumas muito conhecidas do grande público tal como: Nirvana, Alice In Chains, Sound Garden, Stone Temple Pilots, Pearl Jam e Mudhoney.

Três desses grandes ícones do grunge decidiram retornar, uns com certa polêmica inicial dos fãs – Alice in Chains – e posterior aceitação, outros com uma grande expectativa, como no caso de Sound Garden e Stone Temple Pilots. O álbum “Black Gives Way To Blue”, de 2009, lançado pelo Alice In Chains, com o novo integrante William Duvall, substituindo o grandioso Layne Staley e auxiliando Jerry Cantrell nos vocais além de assumir uma das guitarras. O álbum passeia por todas as épocas da banda com a maestria que sempre foi a grande virtude do Alice, ao mesclar um som pesado com o som acústico permeado de letras profundas. Já o Stone Temple Pilots, contou com o retorno de Scott Weiland, que após lançar dois álbuns no comando do Velvet Revolver, optou por retornar à banda dos irmãos DeLeo com lançamento do álbum auto-intitulado Stone Temple Pilots, em 2010. O último dos “grungeanos” é o Sound Garden, que têm Chris Cornell como seu “frontman” novamente após 12 anos de ausência da banda. No momento, a banda prepara o próximo trabalho em estúdio sem data definida.

Ao que parece, a reunião dessas bandas pode ser uma ferramenta caça-níquel, tanto das gravadores quanto dos artistas, mas a qualidade sonora apresentada é o que mais interessa a nós, fãs. E isso, é inquestionável. A quem pregou a morte do estilo musical agora terá de se ajoelhar, pois ele está de volta e com muita força.

SoundGarden



Alice in Chains



Stone Temple Pilots










Thiago Seco
E-mail: thi.seco@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

 
Vírus Rock | by TNB ©2010