Os 10 Guitarristas mais influentes da história.

20 de setembro de 2010


Depois de pensar por um bom tempo, e fazer muitas pesquisas, cheguei a uma conclusão, é impossível “eleger” os melhores e mais influentes guitarristas da história, pelo simples fato de existirem milhões de guitarristas mundo a fora, que são, e já foram, gigantes na guitarra, pra que um exemplo maior que o mestre Les Paul, que além de inventar a guitarra elétrica também inventou a gravação em multi-canais!

Como eu escrevi algumas linhas acima, é impossível eleger os 10 guitarristas mais influentes da história, você sabe por quê?

Por que existem vários gêneros musicais que usam a guitarra, como o Rock, Blues, Country, Heavy Metal, MPB, Gospel, Thrash Metal e mais uma infinidade de estilos, por este motivo a tarefa de eleger os fodônicos da guitarra é uma coisa impossível. Tal guitarrista que você acha o melhor, pode não ser o melhor para outro fulaninho, sem falar que dentro de cada gênero musical existem os seus mestres, como no Blues, lembrando por BB King, Stevie Ray Vaughan são absolutos!

Mas, esse top 10 é uma lista com os 10 guitarristas que mais se destacaram nos últimos anos!

Mais pra frente, farei um top 10 sobre os “mais influentes” guitarristas em cada estilo, mas, isso vai demorar um pouco, porque existem tantos estilos musicais como existem estrelas no céu (nossa que profundo isso)


Até a próxima galera! Confiram nossa escolha!


10° Steve Vay
Steve Vai (6 de junho de 1960 em Carle Place, Estados Unidos,) é um guitarrista, compositor e produtor musical estadunidense, conhecido por ter recebido um prêmio Grammy (entre nove indicações). Conhecido por ser um guitarrista virtuoso, Steve Vai é considerado pela crítica e pelo público um dos melhores guitarristas do mundo. Em 18 setembro de 2009, recebeu do Musicians Institute (MI) o título de doutor em música. “Steve Vai não só inspirou inúmeros músicos de todo o mundo, como desempenhou um papel importante na evolução do rock moderno, ele também incorpora ideais do MI, do artista-educador, que combina a busca incessante de sua visão criativa com um senso de responsabilidade por tutoria a próxima geração” (Beth Marlis, Vice Presidente da MI).




Joe Satriani
Joe Satriani (nasceu em 15 de julho de 1956 em Westbury, Nova Iorque, EUA), é um guitarrista de rock instrumental e professor, considerado virtuoso na guitarra.





8° Darrell “Dimebag” Abbott
Darrell "Dimebag" Abbott (20 de agosto de 1966 - 8 de dezembro de 2004), também chamado de Diamond Darrell, foi o guitarrista das bandas de heavy metal Pantera, Damageplan e Rebel Meets Rebel. Lembrado por seu jeito amável e harmonia com seus fãs, Dimebag Darell foi descrito pela Allmusic como sendo "Um dos mais influentes guitarristas do metal moderno". Dimebag Darrell foi assassinado em palco, durante um show do Damageplan em Alrosa Villa, Columbus, Ohio.





7° Zakk Wylde
Jeffery Phillip Wiedlandt (Nascido em 14 de Janeiro de 1967 em Bayonne, New Jersey), mais conhecido como Zakk Wylde, é o ex-guitarrista do "Príncipe das Trevas" Ozzy Osbourne, ícone do Heavy Metal que o ajudou a se projetar como um dos mais famosos músicos do gênero na atualidade. Zakk também encontrou o sucesso com sua própria banda, o Black Label Society, onde acumula a função de "frontman", compondo e cantando suas próprias músicas, sendo presença freqüente no Tour do Ozzfest e recentemente em festivais europeus. Ele é apelidado por Ozzy Osbourne de Rei Eslovaco.




6° Randy Rhoads
Randall William Rhoads (Santa Mônica, 6 de dezembro de 1956 — 19 de março de 1982) foi um guitarrista norte-americano. Um dos grandes desenvolvedores do heavy metal o que lhe concedeu, junto com a sua habilidade com a guitarra, 85º lugar no ranking de melhores guitarristas de todos os tempos pela revista Rolling Stone.




5° Slash
Saul Hudson, mais conhecido como Slash (Stoke-on-Trent, 23 de julho de 1965), é um célebre guitarrista de rock, músico, compositor e produtor. Tornou-se conhecido mundialmente graças ao seu trabalho no Guns N' Roses, e já tocou também em sua própria banda, a Slash's Snakepit; atualmente integra o Velvet Revolver, com os ex-companheiros do Guns N' Roses: Duff McKagan e Matt Sorum. Sua guitarra preferida é a Gibson Les Paul. Possui entre suas marcas registradas cobrir seu rosto com a longa cabeleira, usar uma cartola, solar e correr, tocar enquanto fuma um cigarro e utilizar muitos supositórios no palco, influência do blues. Seu reconhecimento fica por conta de suas composições que, "teoricamente", não são tão complexas, mas a sua habilidade faz com que ele adicione um "toque" a mais mesmo em músicas simples. Seus solos também são conhecidos por trazer de volta as influências do blues, na linha do rock dos anos 70, fugindo da tendência de sua época.

4° Eddie Van Halen
É filho de Jan Van Halen e Eugenia Van Halen. Viveu em Amsterdã até 1962, quando sua família mudou-se para Pasadena, Califórnia, Estados Unidos. Juntamente com seu irmão Alex Van Halen, Eddie fundou a banda Van Halen, famosa internacionalmente no campo do hard rock. Hoje em dia, conta com seu filho, Wolfgang Van Halen, como baixista do Van Halen


3° Ritchie Blackmore
Ritchie Blackmore, nome artístico de Richard Hugh Blackmore (Weston-Super-Mare, 14 de abril de 1945) é um conhecido músico inglês. Ele ficou mais famoso por tocar guitarra nas bandas Deep Purple e Rainbow. Atualmente é o guitarrista da banda de folk rock Blackmore's Night.




2° Yngwie Malmsteen
Yngwie Malmsteen, nome artístico de Lars Johan Yngve Lannerbäck, (Estocolmo, 30 de junho de 1963) é um virtuoso guitarrista sueco.




1° Jimi Hendrix
James Marshall "Jimi" Hendrix (nascido Johnny Allen Hendrix; Seattle, 27 de novembro de 1942[1] – Londres, 18 de setembro de 1970) foi um guitarrista, cantor e compositor norte-americano. Frequentemente é citado por críticos e outros músicos como o maior guitarrista da história do rock,[2][3][4] e um dos mais importantes e influentes músicos de sua era, em diferentes diversos gêneros musicais.







Mayron Roberto Pohl
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=6507593988752415926
E-mail: mayron.agt@gmail.com



32 comentários:

flogão/hannahfr disse...

Vocês esqueçeram do MATTHIAS JABS(Scorpions)!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

"Últimos anos" é tipo de 70 pra cá?
Hahahahahahah...

Anônimo disse...

Definitivamente tá faltando gente nessa lista.
Quem sabe não. Afinal, Jimmy Page só fez Stairway to Heaven.

Sei que existe um preconceito com alguns sons do Guns, eu mesmo não curto muito. Mas dizer que o Slash é só o 5º mais influente? Vai dizer que metade das pessoas que começam a tocar violão/guitarra nunca tentaram tocar Sweet Child o'mine? Eu já tentei, e por outro lado, não conheço nenhuma música de alguns dessa lista.

Mayron disse...

Se vc n conhece nenhuma musica de alguns dessa lista, procure kra, eu fiz esse top 10 pela historia e n por tecnica e coisarada, sim, falta muita gente ai nessa lista. mas é só um top 10, isso n quer dizer q essa realmente seja a ordem!!!!

Anônimo disse...

Fazer uma lista com os mais INFLUENTES e deixar de fora Johnny Ramone???????

Gean disse...

Cadê o John Frusciante ex- Red Hot Chili Peppers!
Ele foi considerado o melhor Guitarrista da Década

Anônimo disse...

Essa lista se fosse de trás pra frente eu concordaria!!! Steve Vai em primeiro!!! As melhores, as mais difíceis, as mais fodas técnicas o Steve Vai tira de letra!!! O que ele faz e cria com a guitarra nenhum outro músico faz ou fez!!! For the love of god, Building The Church, There's a fire in the house... entre outras. Malmsteen não é melhor que Steve Vai, eu particularmente tiro as músicas do Malmsteen facilmente, ele tem é muito embuste e velocidade, suas técnicas são de Música Clássica , assim como Blackmore é muito bom em rifs, Satriane e Slash são bons e criativos também, mas são reto muita mesmisses nas tecnicas, Zakk Wylde e Randy Rhoads são fodões sem comentários, e Jimmi Hendrix apesar de revolucionar
o jeito de tocar guitarra não é o melhor como todo mundo fala, na época dele o Frank Zappa era melhor que Hendrix. Eddie Van Halen é bom mas também não é melhor que o Steve Vai. Pô meu colocasse o Darrell “Dimebag” Abbott e não colocou o John Petrucci!!!

Anônimo disse...

Concordo com você Gean.
Cadê o John Frusciante? Considerado melhor guitarrista dos últimos 30 anos !

vamilson disse...

quanta ignorancia jimmi page nao esta em no minimo em segundo lugar

Anônimo disse...

Kd o Frusciante mano os cara nao coloca o cara que e eleito o melhor
guitarrista da decada e foda
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Por min faltou Eric Clapton e mark knopfler.

Will Inamine disse...

Gosto muito de todos os guitarristas da lista. mas usando os criterios de guitarristas mais ''influentes da historia'' com certeza em primeiro vem Jimmy Hendrix e em seguida vem Jimmy Page. A popularidade de Slash e Van Halen é alta mas tem que ver os criterios .... tecnica , popularidade ....etc...

Anônimo disse...

filho da puta falou merda desde quando zappa e melhor do que hendrix
se fosse ele seria o melhor da história nao e seu filho da profissional do
sexo,na verdade até o roger do ultraje e melhor que esse filho de uma puta
do zappa entao vai se foder.
quanto ao top está otimo tudo bem faltou clapton,jimi page,mas hoje em dia ninguem sabem tanto quem sao eles agora o slash se vc perguntar até analfabeto sabe quem e,entao clapton e page pelo menos no 10 e 8 lugar

Anônimo disse...

foda-se o frusciante ele foi eleito numa decada onde nao se teve grandes guitarristas vai me dizer que ele melho do que qualquer um que está no top

Anônimo disse...

e quanto ao malmsteen ele e uma bosta que quer ser rapido demais
segundo deveria tar o randy rhoads

Anônimo disse...

O SLASH É FODA,ELE TOCA MUITO.
FALTOU NA LISTA :CARLOS SANTANA,CLAPTON,PAGE,FRUSCIANTE,MARK KNOPFLER,JOE PERRY.

LucasBeernardi disse...

Esqueceram do angus guitarrista do ACDC ele é um simbolo do rock

HUMORISTA disse...

kde o Daron Malakian ? tensoo

Anônimo disse...

pow ta faltando o frusciante e o angus aí.

Anônimo disse...

Como assim "últimos anos" ? Você colocou tiozão da década de 50, man ! KK
Os melhores dos últimos (que ainda estão em atividade) são(na praia do Rock), com certeza :

-Joe Satriani;
-Yngwie Malmsteen;
-Steve Vai;
-John Petrucci;
-Steve Morse;
-Slash;
-John Frusciante.

Os mais influentes de todos os tempos foram - na minha opinião:

1° Les Paul
2° B.B. King
3° Steve Ray Vaughn
4° Jimi Hendrix
5° Keith Richards
6° David Gilmore
7° Jimi Page
8° Eddie Van Halen
9° Yngwie Malmsteen
10° Slash

Anônimo disse...

Slash na frente de randy rhoads ta ruim
malmsteen na frente eddie van halen.o malmesteen nao tem o segundo melhor solo do mundo e se nao fosse por eddie van halen nao existia o tapping e uma tecnica q malmsteen usa!!
Aaa e o slash nao era pra ta ae era pra ta o eric clapton ou o dave murray do iron maide
mas a lista ta legal so dava pra ageitar algunas coisas!!

Anônimo disse...

Cara eu sei vc deve ser um fan de steve vay mas se nao fosse pelo jo satriani ele nao un dos melhores porq quem deu aula pra ele de guutar foi o joe satriani aaa e as tecnica q steve vai usa sao as mesmas do eddie van halen e do joe satriani
e se vc for fan de steve vai concerteza vc ve q ele usa muito a tecnica de tapping
E vc pode pesquisar no wik. q quem revoluciono a tecnica de taping foi eddie van halen da pra ver no solos de eruption e tambem as alavancadas q ele usa tambem eddie q revolucionou tambem!! eddie era para ser o segundo mais influente soq pouca pessoa conhece!!

Anônimo disse...

Slah infiave supositorio no cu pra tocar???? Hahsha vc eh moloide. Tua lista contem seus idolos e nao od kras mais influentes vc eh muleke!!!

Unknown disse...

Gente, lembrando que a lista só cabem 10! Toda lista que sair vai ser muito discutida, mas essa lista tem que ser respeitada. Todos esses guitarrista ai são muito influentes e importantes para história da musica. Mas com certeza tem muita gente muito boa de fora.

Anônimo disse...

é notável a influencia de Jimmi Hendrix entre os melhores guitarristas .... mas esta lista aí tá fraca demais ....

Anônimo disse...

mais q merda velho

Anônimo disse...

o slash e o melhor entre esses ai e e o mais influente e e tambem o guitarrista mais conhecido do mundo

Anônimo disse...

Muito boa a lista(lógico que existem muitos outros guitarristas fodas,mas esse é só um top 10).outro cara que nunca entra nas listas é o Herman li do Dragonforce,nossa o cara é muito fodastico...pesquisem ai

Anônimo disse...

Pelo que eu saiba quando john frusciante foi eleito o melhor a maioria deles ja tocava vai estudar musica seu burru

Anônimo disse...

Kd o Jimmy Page?

Anônimo disse...

Cade o chimbinha

Unknown disse...

Bem, na minha opinião, faltou Brian May (Queen) um ótimo guitarrista, com uns riffs incríveis! Não conheço a maioria dos guitarristas dessa lista, mas suponho que sejam bons d+ kkk

Postar um comentário

 
Vírus Rock | by TNB ©2010