Gerações

15 de fevereiro de 2011


60/70

80/90

infame 2000 em diante



Gostaria de primeiro pedir desculpa ao mundo da música por colocar no mesmo post o sagrado Hendrix e os muleques coloridos acima. O objetivo do post é fazer uma pequena análise dos jovens destas três gerações com a velocidade comunicacional da web (para a disciplina de meios digitais da faculdade). A juventude libertária, exemplificada por Hendrix, seria uma espécie de início ao termo "ligar o foda-se", como crítica aos sitemas políticos, obviamente. Já o pop Axl Rose, em uma "Juventude Competitiva", traduz uma época de transição, onde o "ligar o foda-se" se tornara moda. Finalmente, os infames integrantes do Restart já seriam os jovens que fizeram da moda "Foda-se" um estilo de vida.

As transformações podem parecer bizarras e sem lógica, mas, assim como nos exemplos musicais acima, a juventude tem buscado uma forma de interagir e misturar as tribos. O que antigamente era uma expressão cultural e crítica, hoje pode ser uma porta de entrada para algum determinado nicho. O que antes era comercializado em vinil e produzido em estúdios, hoje é feito com microfones caseiros e disponibilizado na Internet. A imagem tem feito dos jovens, produtores de conteúdos, conteúdos que podem ser comercializados em blogs, shows, programas televisivos, webvisivos e por ai vai. Resta saber, até que ponto esta pluralidade instantânea da web gera frutos saudáveis e até onde este veículo gera conteúdos meramente comerciais, que alimentam apenas a ansiedade da chamada geração Y.

2 comentários:

Nathalia disse...

Oia,na verdade,meixmo,todas as três gerações(TODAS,SEM DISTINÇÃO)constituídas por adolescentes mimados,babacas,pseudo-revoltadinhos sem o que fazer,que querem ficar bancando os revolucionários(??????),os malditinhos,nhe nhe nhe.Idiotice é ficar comparando e pensando que umas são melhores que outras,certos fanzinhos piolhentos bitolados de Axl Rose conseguem ser mais fúteis que as garotinhas histéricas por pelanza.Pra quê?pra provar pro mundo que são "diferentes da massa de adolescentes atuais"?BLÉ.Parem que querem ser "especiais que pertencem a tribo tal" e vão lavar louça,seus ridículos.
(tenho 17 anos.Sei que minha velhice chegou antes da hora,mas né...)

Rock in City disse...

Interessante tua análise.

Mas não acho que o Hendrix era mimado, ou metido a revoltado.
A história dele é complexa, intensa e marcante.

Marcus

Postar um comentário

 
Vírus Rock | by TNB ©2010