Homenagem a Leonard Skinner

13 de outubro de 2010


No último dia 20,em Jacksonville, Flórida, faleceu o ex-professor de educação física Leonard Skinner, vítima do Mal De Alzheimer.

Nestas horas você deve estar se perguntando o que o obituário de um professor está fazendo em um blog de Rock? Simples! Leonard Skinner foi o responsável pelo nome da banda Lynyrd Skynyrd (notaram a semelhança?). Bem, responsável não seria o termo certo, não que ele quisesse ter seu nome citado, mas, a história é a seguinte:

Na década se 60, Sr. Skinner lecionava na Robert E. Lee High School, onde tinha a fama de ser um grande defensor da boa aparência de seus alunos. Um belo dia, Skinner envia para a sala da diretoria um aluno chamado Ronnie Von Zant, o motivo: seu cabelo ultrapassava a base do pescoço, uma violação ao código de vestimenta escolar.

Após algum tempo (e outras infrações escolares) Van Zant foi suspenso e decidiu renomear sua banda até então chamada “One Percent” para “Lynyrd Skynyrd”, porém esta história ficou meio mal contada entre os fãs, criando uma lenda de que Skinner implicava e perseguia Van Zant e seus amigos. Em 2009, quando questionado sobre o caso em uma entrevista, Skinner disse: “Eu particularmente não gosto de homens de cabelos compridos, mas não eram as minhas regras”.

Alguns anos após o incidente da diretoria do colégio, Skinner pegou seu filho ouvindo um disco chamado “Pronounced Leh-nerd Skin-nerd”, o filho (quem também se chama Leonard) disse que o pai não ficou muito impressionado com o que ouviu.

Depois que descobriu a ligação entre o nome da banda e seu próprio nome, Skinner ficou amigo de alguns membros da banda, inclusive com o Lynyrd chegando a se apresentar no bar que o ex-professou abriu após sua aposentadoria.

A capa do Terceiro disco do Lynyrd Skynyrd mostra uma placa que pertencia a empresa de Skinner, a Leonard Skinner Realty. Apesar de tudo, os filhos de Skinner afirmam que ele nunca ficou completamente confortável com a conexão com a banda, mas, com o tempo, acabou adotando a idéia.

“Ele fez inúmeros amigos, isso trouxe várias pessoas maravilhosas para a vida da nossa família, simplesmente por serem fãs do Lynyrd Skynyrd, e queriam conhecer o papai. Eles o amavam, e são parte da família agora”, disse o filho de Skinner.

Este blog deixa sua singela homenagem (ainda que um pouco atrasada) a mais essa figura que mesmo sem tocar nada contribuiu com o Rock’n Roll.







Thiago Luiz Corrêa
E mail: programa_alternativo@yahoo.com.br
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=13364069240461861555
Twitter: www.twitter.com/thiago_czz

0 comentários:

Postar um comentário

 
Vírus Rock | by TNB ©2010