40 anos sem Janis Joplin

4 de outubro de 2010


Hoje, dia 4 de outubro, é um dia memorável na história do Rock’n Roll. Há exatos 40 anos, morria uma das mais doces e enérgicas vozes do estilo: Janis Joplin.

Janis nasceu em 19 de Janeiro, de 1943, no interior do Texas. Cresceu sob a influência do blues e cantava no coral local. Em 1960, terminou o ensino médio e se mandou pra Austin, também no Texas, para cursar a universidade. Em Austin começou a tocar folk e blues com os amigos.

Em 1963, ela mudou-se novamente, desta vez, para San Francisco. Foi neste momento que ela começou a tratar a música como profissão. Junto com as noites viradas em bares, vieram o consumo frequente de álcool e as drogas. Em pouco menos de 3 anos seu estado já era preocupante. Ela já priorizava as drogas (principalmente a heroína) ao invés da música.

Após uma breve estadia em sua terra natal (para uma tentativa de recuperação) ela voltou à Califórnia no ano de 1966. Lá ela entrou em contato com a comunidade hippie e, consequentemente, com a banda Big Brother & amp: The Holding Company,  banda que ela logo tornou-se vocalista.

Em 1967, a Big Brother fechou um contrato com uma gravadora independente para lançar o seu primeiro disco, mas, logo os singles foram retirados de circulação pela gravadora por conta do fracasso nas vendas. Já no Monterrey Pop Festival, a Janis Joplin and Big Brother and The Holding Company foi o grupo mais aclamada do evento e, de olho no sucesso da apresentação, a gravadora voltou atrás e relançou toda a tiragem retida, o que resultou em um completo sucesso.

Em 1968, Janis grava “Cheap Thrills” e sai da Big Brother. Sobre o episódio, tempos mais tarde ela disse: "Acho que nunca mais encontrarei um grupo tão bom. Ainda gosto muito deles, como sempre gostei. Acho que nossa separação não foi culpa de ninguém, simplesmente aconteceu. A gente vivia numa atividade contínua desde que a gente explodiu, e eu te digo, isso é muito desgastante. Chegou uma hora que não havia mais sinceridade onde eu cantava."

Mas, Janis não conseguiria mais viver longe dos palcos, formou o grupo Kozmic Blues Band e, com ele, gravou o seu 4º disco chamado “I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama!”, em 1969. (O terceiro foi uma gravação ao vivo em Winterland, em 1968). Após a gravação o Kozmic Blues Band durou pouco  e acabou se separando, mas, Janis logo tratou de arrumar uma outra banda.

Já na banda Full Tilt Boogie Band, Janis gravou seu principal álbum: "Pearl", de 1970. "Me and Bobby McGee” e "Mercedes-Benz” fazem parte das músicas desse disco antológico. No fatídico dia 4 de outubro, de 1970, Janis Joplin foi encontrada morta em um quarto de hotel, em Hollywood, por overdose de heroína. Ela tinha apenas 27 anos. Seu último disco Pearl foi lançado apenas depois de sua morte.

A morte de Janis entristeceu o mundo da música, não apenas pela perda de um enorme talento, mas, por ser uma morte anunciada até por ela mesma. Apenas 16 dias antes, havia morrido Jimi Hendrix em circunstâncias ainda pouco explicadas, mais um falecimento por drogas foi um tapa na cara de todo o meio cultural da época. A única que parecia não se importar muito com isso era Janis, em algumas entrevistas dadas semanas antes de sua morte ela disse algumas frases célebres:

"Tenho medo de acabar me tornando uma dessas velhas bêbadas e roucas, que ficam vadiando pela rua assediando rapazinhos."

"Posso não durar tanto quanto outras cantoras mas sei que posso destruir-me agora sem me preocupar demais com o amanhã."

"Trocaria todos os meus amanhas por um único dia de ontem."

Sua maneira de apresentar-se e o timbre único a eternizaram entre as grandes cantoras. Ela foi a primeira branca a fazer sucesso cantando blues mostrando como o seu talento poderia superar qualquer barreira.

Confira aqui uma das mais emocionantes apresentações de Janis Joplin (Festival de Monterrey), a música é “Ball and Chain”






Thiago Luiz Corrêa
E mail: programa_alternativo@yahoo.com.br
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=13364069240461861555
Twitter: www.twitter.com/thiago_czz

0 comentários:

Postar um comentário

 
Vírus Rock | by TNB ©2010