Um pouco da história de Les Paul

28 de setembro de 2010



Alguns nomes participaram de maneira tão efetiva do Rock’n Roll que tornaram-se parte dele, um deles (na minha opinião, o principal) é o nome Les Paul.

As guitarras que levam seu nome foram eternizadas por um mundaréu de gente. Entre os principais: Slash (Ex Guns’n Roses, atual Velvet Revolver), David Gilmour (Pink Floyd), Jimmy Page (Led Zeppelin), The Edge (U2), Frank Zappa (esse dispensa apresentações), entre outros. Se fosse pra listar todo mundo aqui, eu teria um trampo infernal.
Bem, o que eu quero dizer é que todo mundo bate o olho em uma guitarra e sabe dizer se ela é uma Les Paul, ou não, mas, afinal de contas, quem foi Les Paul?

Les Paul era o nome artístico de Lester William Polfus, nascido em 1915. Ele pegou gosto pela música ainda na infância. Logo aos 8 anos, já tocava gaita de boca, depois começou a tocar banjo e, para passar para a guitarra, foi um pulo. Aos 13 anos já era guitarrista de Country, digo, o verdadeiro country americano de raiz.

Com 21 anos, Les Paul já tocava profissionalmente. Naquele mesmo ano, em 1936, lançou dois discos. Como se pode ver, ele veio muito antes do Rock’n Roll, então, onde entra a sua participação tão forte no gênero?
Aí é que está, Les Paul era mais do que um guitarrista talentoso, ele também fabricava e inventava instrumentos musicais com o nome empresarial de Gibson Guitar Corporation, porém, até então, nenhuma guitarra era assinada.

Les Paul, com toda a sua criatividade, foi o pioneiro em muitas das coisas que hoje são comuns no mundo da música. Foi o primeiro a fazer uma gravação multicanal, para isso, ele gravava a si tocando um trecho de uma música, depois gravava em outro disco de acetato uma segunda parte enquanto ouvia a primeira. Nesse processo primitivo, Les Paul jogou cerca de 500 discos de acetato fora até alcançar um resultado que o deixasse satisfeito. As duas músicas pioneiras gravadas neste processo foram: “Lover (When You're Near Me)”, no Lado A, e “Brazil”, no Lado B. Graças a este método (mais evoluído hoje em dia, claro) que se pode gravar uma faixa com os instrumentos em separado. Também foi Les Paul que construiu a primeira guitarra com o corpo constituído de madeira maciça. Também foi inventor (pasmem) do suporte para gaita de boca. Até então todos os guitarristas tinham de parar de tocar para usar a sua harmônica. Les Paul desenvolveu o primeiro suporte (como ninguém pensou nisso antes?), patenteou, mas, nunca se deu ao trabalho de nomeá-lo. Em qualquer lugar que você procurar um suporte de gaita de boca o seu nome estará como “suporte para gaita de boca”!

Em 1952, a Gibson convidou o Sr. Les Paul (nesta época já um guitarrista consagrado) a participar da criação de uma nova guitarra. Foi assim que, no fim daquele mesmo ano, foi lançada comercialmente a Gibson Les Paul, a guitarra mais famosa e cultuada do mundo.

Entre 1949 e 1962, Les Paul passou a se dedicar a tocar Jazz, ao lado de sua mulher Mary Ford e emplacou 11 músicas no primeiro lugar da Billboard, também ganhou 36 discos de ouro.
Neste vídeo é possível ver como Les Paul era admirado e respeitado pelos outros companheiros de palco. Aqui confraternizam, além dele, Stray Cats, B.B. King, Eddie Van Halen, Steve Miller, David Gilmour, Stanley Jordan, Jon Hammer e Waylon Jennings.





Em 21 de agosto de 2009, Les Paul morreu por complicações de uma pneumonia. Com 94 anos, os principais guitarristas do mundo foram à imprensa falar sobre o que ele significava para o mundo da música. The Edge, disse: "Seu legado como músico e inventor vai viver e sua influência sobre o Rock’n roll nunca será esquecida".




1 comentários:

Douglas Poff disse...

Olha ali, o Plínio do PSOL !!!
Destruindo na guitarra HAHAHA

Postar um comentário

 
Vírus Rock | by TNB ©2010